Diabetes e exercício andam de mãos dadas, pelo menos quando se trata de gerir a sua diabetes. O exercício pode ajudá-lo a melhorar seu controle de açúcar no sangue, bem como impulsionar o seu condicionamento físico geral e reduzir o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral.
Mas diabetes e exercício representam desafios únicos, também. Lembre-se de acompanhar o seu açúcar no sangue antes, durante e após o exercício. Seus registros irão revelar como o seu corpo responde ao exercício – e ajudá-lo a prevenir potencialmente perigosas flutuações de açúcar no sangue.
ANTES DO EXERCÍCIO: VERIFIQUE O SEU AÇÚCAR NO SANGUE ANTES DO TREINO
Antes de saltar em um programa de aptidão, obtenha o OK do seu médico para se exercitar – especialmente se você estiver inativo. Discuta com o seu médico quais as atividades que você está contemplando e o melhor tempo de exercício, bem como o impacto potencial dos medicamentos sobre o açúcar no sangue ao você se tornar mais ativo.
Para obter os melhores benefícios para a saúde, os especialistas recomendam 150 minutos por semana de atividades físicas de intensidade moderada, tais como:
Passeio rápido Natação Ciclismo
Se você está tomando insulina ou medicamentos que possam causar baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia), teste o seu açúcar no sangue 30 minutos antes do exercício e aproximadamente a cada 30 minutos durante o exercício. Isso irá ajudá-lo a determinar se o seu nível de açúcar no sangue está estável, subindo ou caindo e se é seguro manter o exercício.
Considere estas orientações gerais relativas ao seu nível de açúcar no sangue – medida em miligramas por decilitro (mg / dL) ou milimoles por litro (mmol / L).
Inferior a 100 mg / dL (5,6 mmol / L). O seu açúcar no sangue pode estar demasiado baixo para fazer exercícios com segurança. Coma um pequeno lanche contendo carboidratos, como frutas ou bolachas, antes de começar o treino. 100 a 250 mg / dL (5,6-13,9 mmol / L). Você está pronto para ir. Para a maioria das pessoas, este é uma gama de açúcar no sangue seguro para o exercício.
250 mg / dL (13,9 mmol / L) ou maior. Esta é uma zona de perigo. Antes de exercer, teste a sua urina para cetonas – substâncias feitas quando o corpo quebra a gordura para transformá-la em energia. Cetonas em excesso indicam que o seu organismo não tem insulina suficiente para controlar o açúcar no sangue. Se você se exercitar quando você está com um alto nível de cetonas, corre o risco de cetoacidose – uma complicação grave da diabetes que necessita de tratamento imediato. Em vez disso, espere para praticar atividade física quando o seu kit de teste indicar ausência ou um baixo nível de cetonas em sua urina.
300 mg / dL (16,7 mmol / L) ou superior. O seu açúcar no sangue pode estar demasiado elevado para exercitar-se com segurança, uma vez que estes altos níveis de glicose pode aumentar o risco de desidratação e cetoacidose. Adie seu treino até que o açúcar no sangue caia para um intervalo pré-exercício seguro.
DURANTE O EXERCÍCIO: PRESTE ATENÇÃO PARA OS SINTOMAS DE BAIXA DE AÇÚCAR NO SANGUE
Durante o exercício, baixa de açúcar no sangue é, por vezes, uma preocupação. Se você está planejando um treino longo, verifique o açúcar no sangue a cada 30 minutos – especialmente se você está tentando uma nova atividade ou aumentando a intensidade ou a duração do seu treino.
Isso pode ser difícil se você estiver participando de atividades ao ar livre ou esportes. No entanto, essa precaução é necessária até saber como o açúcar no sangue responde a mudanças em seus hábitos de exercício.
PARE DE SE EXERCITAR QUANDO:
O açúcar no sangue de 70 mg / dL (3,9 mmol / L) ou inferior
Você se sente instável, fraco ou confuso
COMA OU BEBA ALGUMA COISA PARA AUMENTAR O SEU NÍVEL DE AÇÚCAR NO SANGUE, TAIS COMO:
Três ou quatro comprimidos de glicose
1/2 xícara (118 mililitros) de suco de fruta
1/2 xícara (118 mililitros) de normal (não diet) de sódio
Cinco ou seis balas comuns
Volte a verificar o seu açúcar no sangue 15 minutos mais tarde. Se ainda estiver muito baixo, tente outra ingestão e teste novamente 15 minutos mais tarde. Repita conforme necessário até que o açúcar no sangue atinja pelo menos 70 mg / dL (3,9 mmol / L). Se você não tiver terminado o seu treino, continue uma vez o açúcar no sangue retorne para uma faixa segura.
APÓS O EXERCÍCIO: VERIFIQUE O SEU AÇÚCAR NO SANGUE NOVAMENTE
Verifique se o seu açúcar no sangue imediatamente após o exercício e de novo várias vezes durante as próximas horas. O exercício baseia-se no açúcar reserva armazenado em seus músculos e fígado. Como seu corpo reconstrói esse armazenamento, retira o açúcar do sangue. Quanto mais intenso o exercício, mais longo o tempo que o açúcar no sangue será afetado, sendo possível até mesmo várias horas após o exercício.
Se você tem baixa de açúcar no sangue após o exercício, coma um pequeno lanche contendo carboidratos, como frutas ou bolachas, ou beber um pequeno copo de suco de frutas.
O exercício pode ser benéfico para a sua saúde de muitas maneiras, mas se você tem diabetes, testar o seu açúcar no sangue antes, durante e após o exercício pode ser tão importante quanto o próprio exercício.